Avaliação de tecnologias em saúde
Apontamentos a partir da ética, do direito e da economia
Palavras-chave:
avaliação de tecnologias em saúde, análise econômica, sistema de saúde público e privadoResumo
Desenvolvido a partir de relatório do grupo de pesquisa do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec-RJ) e juntamente com a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), o presente estudo aborda de forma sistemática os critérios sobre a Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). Busca-se apresentar um glossário expandido quanto às possibilidades de análise conjunta das ATS, de modo a refletir criticamente os desafios entre as coberturas dos sistemas público e privado brasileiro. Baseado em marcos da teoria econômica, discute-se ainda a melhor aplicação de tais tecnologias na saúde, tanto do ponto de vista macro quanto das réguas de produtividade.
Referências
BREVIGLIERI, Etiene Maria Bosco. Desenvolvimento & Responsabilidade Civil. Os Riscos e Custos do Desenvolvimento Tecnológico. S.Paulo: Boreal Editora, 2014.
CALIXTO, Marcelo Junqueira. A Responsabilidade Civil do Fornecedor de Produtos pelos Riscos do Desenvolvimento. S.Paulo: Renovar, 2004.
CZAPSKI, Silvia. MEDICI, André. Dr. Juljan Czapski. O Cavaleiro da Saúde. S.Paulo: Novo Século, 2011.
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Introdução ao Estudo da Economia do Setor Público, módulo 3, razões da intervenção do Estado (Governo) na economia. Brasília: Enap Escola Nacional de Administração Pública, 2017.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Desemprego: o que é desemprego. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php>. Acesso em 17 de fevereiro de 2022.
JONAS, Hans. O Princípio da Responsabilidade. Ensaio de uma Ética para a Civilização Tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto: Edição PUC Rio, 2006.
MARINS, James. Responsabilidade da Empresa pelo Fato do Produto: Os Acidentes de Consumo no Código de Proteção e Defesa do Consumidor. S.Paulo: Revista dos Tribunais, 1993.
OLIVEIRA, Jelson. Introdução à Edição Brasileira. In JONAS, Hans. Técnica, Medicina e Ética. S.Paulo: Paulus, 2013.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Relatório Mundial da Saúde: financiamento dos sistemas de saúde. O caminho para cobertura universal, 2010. Disponível em: <https://www.who.int/eportuguese/publications/WHR2010.pdf?ua=1>. Acesso em 17 fevereiro 2022.
PORTAL TECTONIA. Estudo da Sífilis não Tratada de Tuskegee, Estados Unidos, 1932; Experimentos humanos da Willowbrook State School de Staten Island (Nova Iorque), Estados Unidos, durante as décadas de 1959 a 1970; Experimentos humanos de Chester Southam, Estados Unidos, anos 1960; e, Caso da Vacina da Poliomelite, administradas nos anos de 1953 a 1963, com suspeita de que causassem câncer em seres humanos. Disponível em: <https://www.tectonia.com.br/biotecnologia/conferencia-de-asilomar/>. Acesso em 17 de fevereiro de 2022.
PROFESSIONAL SOCIETY FOR HEALTH ECONOMICS AND OUTCOME RESEARCH. Disponível em: <https://www.ispor.org/heor-resources/health-technology-assessment-central/what-is-hta>. Acesso em 17 de fevereiro de 2022.
RITO, Fernanda Paes Leme Peyneau. Notas sobre o contrato de seguro no Código Civil de 2002. In: EHRHARDT JUNIOR, Marcos (Org.). Os 10 anos do Código Civil: evolução e perspectivas. Belo Horizonte: Fórum, 2012.
SILVA-KRAUSS. Letícia. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20 Sup 2:S199-S207, 2004.
STOCO, Rui. Defesa do consumidor e responsabilidade pelo risco do desenvolvimento. Revista dos Tribunais. São Paulo, v. 96, n. 855, p. 47, jan., 2007.
VALENTE, Vera. O Preço do Sucesso. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2022/02/4983480-vera-valente-o-preco-do-sucesso.html>. Acesso em 08 fevereiro 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fernanda Paes Leme Rito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).