O ENCARCERAMENTO E A VIA RESTAURATIVA PARA UMA NOVA ABORDAGEM DA EXECUÇÃO PENAL
Palavras-chave:
encarceramento, execução da pena, justiça restaurativa, justiça retributiva, horizontalidade, reintegraçãoResumo
A apresentação deste trabalho visa a trazer uma reflexão sobre outros caminhos para a questão do encarceramento por meio da mudança de paradigma. A experiência da Justiça Restaurativa em diversos países aponta para um novo pensamento sobre a necessidade do aprisionamento, mas também para uma abordagem mais eficaz do desencarceramento. Objetiva- -se ainda nestas breves considerações despertar a curiosidade sobre o tema e instigar o raciocínio para a investigação da inspiração filosófica para a assunção desse novo caminho pelo operador do Direito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).