DA RESOLUÇÃO DOS CONTRATOS DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS NA PLANTA
COMENTÁRIOS ACERCA DA LEI Nº 13.786/2018
Palavras-chave:
resolução, compra e venda, imóveis na planta, lei nº 13786/18Resumo
O presente trabalho tem por finalidade apresentar as principais inovações trazidas pela Lei nº 13.786/18, que disciplinou a resolução dos contratos de promessa de compra e venda de imóveis na planta firmados com incorporadoras imobiliárias. A lei em questão que entrou em vigor no final do ano passado apresenta pontos polêmicos, uma vez que se mostra contrária a jurisprudência pacificada do Superior Tribunal de justiça sobre o tema, e pontos nebulosos, tendo em vista diversas lacunas surgidas a partir do texto legal. Assim sendo, o trabalho tem ainda por finalidade apontar os pontos polêmicos e sem querer ser definitivo oferecer soluções para as lacunas apresentadas.
Referências
DE FARIAS, Cristiano Chaves; ROSENVALD, Nelson. Curso de Direito Civil – Reais. Salvador: Jus Podivm, 2014
MATTOS e SILVA, Bruno; DE OLIVEIRA, Carlos E. Elias. A recente lei do distrato (Lei nº 13.786/2018): O novo cenário dos contratos de aquisição de imóveis em regime de incorporação imobiliária ou de loteamento (parte 1). Disponível em: http://www.genjuridico.com.br/2019/01/10/a-recente-lei-do-distrato-lei-no-13-786-2018-o-novo-cenario-juridico-dos-contratos-de-aquisicao-de-imoveis-em-regime-de-incorporacao-imobiliaria-ou-de-loteamento-parte-1/
MELO, Marco Aurélio Bezerra de. Contratos. Rio de Janeiro: Forense. 2018
_____. Reais. Rio de Janeiro: Forense. 2019
NADER, Paulo. Curso de Direito Civil – Parte Geral. Rio de Janeiro: Forense, 2018
SOUZA, Sylvio Capanema de; VASI WERNER, José Guilherme; NEVES, Thiago Ferreira Cardoso. Direito do Consumidor. Rio de Janeiro: Forense, 2018
TARTUCE, Flávio. Direito Civil: Teoria Geral dos Contratos e Contratos em espécie. Rio de Janeiro: Forense, 2018
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).