O plágio nosso de cada dia
Palavras-chave:
plágio, fraude acadêmica, trabalhos acadêmicos, internet e pesquisa, educaçãoResumo
Professores, frequentemente, alertam estudantes sobre a necessidade de escrever trabalhos acadêmicos honestos e em conformidade com a metodologia de produção do conhecimento. Logo, os discentes são incumbidos da correta produção de trabalhos acadêmicos evitando o plágio. O advento da internet facilitou demasiadamente a cópia sem o estabelecimento da devida referência. Porém, restam dúvidas sobre a forma correta de enfrentar o plágio, superando o punitivismo.
Referências
BORN, Apiwan D. How to reduce plagiarism. Journal of Information Systems Education, vol. 14, n. 3, p. 223-224, 2003.
DEMO, Pedro. Remix, pastiche, plágio: autorias da nova geração. Meta: Avaliação. Rio de Janeiro, vol. 3, n. 8, p. 125-144, 2011.
FRYE, Brian L. Plagiarism is not a crime. Duquesne Law Review. Pittsburgh, vol. 54, p. 133–172, 2016. Disponível em: http://ssrn.com/abstract=2752139. Acesso em: 19 set.2021.
JONES, Michael; SHERIDAN, Lynnaire. Back translation: an emerging sophisticated cyber strategy to subvert advances in ‘digital age’ plagiarism detection and prevention. Assessment & Evaluation in Higher Education. Londres, vol. 40, n. 5, p. 712–724, 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Comissão de Avaliação de Casos de Autoria. Nem tudo que parece é: entenda o que é plágio. Niterói: UFF, 2010. Disponível em: http://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre-plagio-academico.pdf. Acesso em: 19 set.2021.
KROKOSCZ, Marcelo. Abordagem do plágio nas três melhores universidades de cada um dos cinco continentes e do Brasil. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, vol. 16, n. 48, p. 745-817, 2011.
WILHOIT, Stephen. Helping students avoid plagiarism. College Teaching. Londres, vol. 42, n. 4, p. 161-164, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Leonardo Arquimimo de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).