PERSPECTIVES ON EMERGING ISSUES IN INTERNATIONAL ENVIRONMENTAL LAW
THE ROLE OF HUMAN DIGNITY IN ACHIEVING THE UN SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS
Palavras-chave:
dignidade humana, direitos dignos, sustentabilidade, direitos humanos, mudança climática, objetivos sustentáveisResumo
Desenvolvimento sustentável – a ideia de que o desenvolvimento humano deve ser realizado em conjunto com o compromisso de deixar para as gerações futuras um ambiente pelo menos tão habitável quanto atualmente apreciado – tornou-se uma característica comum, se não onipresente, em expressões nos níveis internacional, nacional e subnacional, culminando no cenário das Nações Unidas 17 Desenvolvimento Sustentável Objetivos (ODS) a serem alcançados até 2030. O que muitas vezes não é apreciado é que o propósito central dos ODS é promover a dignidade humana, que os coesos e os complementa. Este artigo explora como o conceito de dignidade evoluiu no direito, o que significa para a proteção ambiental e como levá-la a sério contribuiria para uma melhor resultados na consecução dos ODS. Em última análise, tendo em conta a dignidade humana tem o poder de informar, se não transformar, o discurso sobre e implementação dos ODS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Direito em Movimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).