A degeneração do Estado de Direito: Qual é a lição de Weimar?

A degeneração do Estado de Direito

Qual é a lição de Weimar?

Autores

  • Alessandra Lopes Santana de Mello Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo. Brasil
  • Pedro Estevam Alves Pinto Serrano Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo. Brasil https://orcid.org/0000-0002-2053-3117

Palavras-chave:

Estado de Direito, medidas de exceção, autoritarismo, retrocesso, democracia

Resumo

O artigo tem por escopo identificar as principais causas e condições que fomentaram a ascensão do Regime Nazista na República de Weimar, bem como descrever como se operou a transformação de um Estado Democrático em um Estado Totalitário, no período entre 1933 a 1945. Após restar vencida na 1ª Guerra Mundial, a Alemanha experimentou uma série de crises que impôs grande sofrimento às massas e ensejou elevada desconfiança quanto à eficiência do Estado e do modelo democrático parlamentar. Tal conjuntura permitiu a ascensão do Partido Nacional-Socialista, que questionava a ordem (não para modificá-la), mas para mantê-la sob a égide de novos atores. Busca-se demonstrar como o Direito foi gradativamente modificado por dentro, isto é, por medidas normativas decretadas pelo Poder Executivo, que instituíram um Estado Dual, uma combinação entre Estado de Prerrogativas (arbitrário e violento) e Estado Normativo (imprescindível ao sistema capitalista). O novo regime suprimiu direitos fundamentais de todos que não interessavam ao Partido ou aos monopólios capitalistas, sem encontrar resistência efetiva dos demais poderes. Revisitar o tema importa nesse início do século XXI, na medida em que a derrota militar do nazismo ou do fascismo, ao final da 2ª Guerra Mundial (1945), parece não ter representado a extinção de suas ambições ou de seus métodos. Os apelos por governos “fortes” ou por medidas de exceção ressurgem novamente nos debates eleitorais, nas redes sociais ou no interior das instituições democráticas. Aos operadores do Direito cumpre saber identificar, em suas realidades, as novas ondas autoritárias e poder resistir aos retrocessos.

Biografia do Autor

Alessandra Lopes Santana de Mello, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo. Brasil

Mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Master of Comparative Law pela Samford University. Magistrada no Estado de São Paulo.

Pedro Estevam Alves Pinto Serrano, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo. Brasil

Pós-doutor em Direito Público pela Universidade de Paris; pós-doutor em Teoria do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Referências

ARENDT, Hannah. As origens do totalitarismo. Tradução: Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

BAUMAN, Zygmunt. Sintomas à procura de um objetivo e um nome. In: GEISELBERGER, Heinrich (org.). A Grande Regressão: um debate internacional sobre os novos populismos – e como enfrentá-los. São Paulo: Estação Liberdade, 2019.

FERRAJOLI Luigi. Prefácio da obra de Norberto Bobbio. Jusnaturalismo e Positivismo Jurídico. São Paulo: Editora Unesp, 2016.

FRAENKEL, Ernst. The Dual State: a contribution to the Theory of Dictatorship. United Kingdom: Oxford University Press, 2017.

GOUPY, Marie. L´état d´exception: ou l´impuissance autoritaire de l´État à l´époque du liéralisme. Paris: CNRS ÉDITIONS, 2016.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX. 1914-1991. Tradução: Marcos Santarrita. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LAFER, Celso. Estados liberais. São Paulo: Edições Siciliano, 1991.

LAFER, Celso. A reconstrução dos Direitos Humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

REICHSTAG fire decree -Text. World future fund, [Alexandria], [2023?]. Disponível em: http://www.worldfuturefund.org/Reports2013/reichfire/reichfire.html. Acesso em 16 ago.2023.

SERRANO, Pedro Estevam Alves Pinto. Autoritarismo e golpes na América Latina: breve ensaio sobre jurisdição e exceção. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2016.

SCHMITT, Carl. O conceito do político. Tradução: Alexandre Franco de Sá. Lisboa: Edições 70, 2015.

Downloads

Publicado

29.11.2023

Como Citar

Lopes Santana de Mello, A., & Estevam Alves Pinto Serrano, P. (2023). A degeneração do Estado de Direito: Qual é a lição de Weimar?. Direito Em Movimento, 21(2), 83–102. Recuperado de https://ojs.emerj.com.br/index.php/direitoemmovimento/article/view/574

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Loading...