A inadimplência na geração Z e o crescente processo de negativação: uma análise crítica à luz de pressupostos marxistas

A inadimplência na geração Z e o crescente processo de negativação

uma análise crítica à luz de pressupostos marxistas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70622/2238-7110.2025.645

Palabras clave:

capitalismo, superendividamento, teoria materialista, responsabilidade civil, jovens consumidores

Resumen

The present study aims to analyze the factors that lead Generation Z to default, from the perspective of historical materialism developed by Marx, seeking to understand the paths taken by young people aged 15 to 30 that result in the trivialization of their obligations as debtors and the consequences arising from this noncompliance.

Biografía del autor/a

Kéren Alves Feitosa, Universidade Regional do Cariri – URCA, Brasil

Graduanda em Direito pela Universidade Regional do Cariri – URCA.

Maria Eduarda Alves de Oliveira, Universidade Regional do Cariri – URCA, Brasil

Graduanda em Direito pela Universidade Regional do Cariri – URCA.

Natália Viana Nogueira, Universidade Regional do Cariri – URCA, Brasil

Mestra em Direito pela UFERSA e professora do curso de Direito pela Universidade Federal do Cariri-URCA.

Citas

ALVES, Elder Patrick Maia. A digitalização do simbólico e o capitalismo cultural-digital: a expansão dos serviços culturais-digitais no Brasil. Sociedade e Estado, Brasília, DF, v. 34, n. 1, p. 129-157, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934010006. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/19429. Acesso em: 28 ago. 2025.

AZMA, Nurul et al. Propensity toward indebtedness: evidence from Malaysia. Review of Behavioral Finance, [s.l.], v. 14, jun. 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/333593028_Propensity_toward_indebtedness_evidence_from_Malaysia. Acesso em: 25 ago. 2025.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Relatório estabilidade financeira, Brasília, v. 22, n. 1, maio 2023. ISSN 2176-8102. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/publicacoes/ref/202304/RELESTAB202304-refPub.pdf?. Acesso em: 20 ago. 2025.

BARBOSA, Juliana da Silva Agra. Retromarketing e Stranger Things: análise sobre a instrumentalização da nostalgia como estratégia de consumo para a geração Z. Orientadora: Maria Alice de Faria Nogueira. 2021. 69 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/14903/1/JBarbosa.pdf. Acesso em: 27 ago. 2025.

BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é comunicação. 22. ed. São Paulo: Brasiliense, 1997. Disponível em: https://www.academia.edu/45142851/BORDENAVE_J_O_que_%C3%A9_comunica%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 5 maio 2025.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução: Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BRASIL. Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Código de Defesa do Consumidor. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 12 set. 1990. Art. 51.

BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Brasília, DF: Presidência da República, 2002. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406compilada.htm. Acesso em: 28 ago. 2025.

CALABRIA, Bruna. Comportamento de compra do e-consumidor da geração Z: fatores que influenciam o processo decisório de compra. 2019. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Tecnologia em processo gerenciais) – Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Farroupilha, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifrs.edu.br/bitstream/handle/123456789/643/1234567895114.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 13 maio 2025.

CAMELO, Murilo Martins. Sociedade de consumo e produção industrial em massa: influências na sustentabilidade ambiental. Revista de direito da Faculdade Guanambi, Guanambi, v. 1, n. 1, p. 41-54, jun./dez. 2015. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/RDFG/article/view/13854/7585. Acesso em: 27 ago. 2025.

CAMPBELL, C. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

CARCANHOLO, Marcelo Dias. Dialética do desenvolvimento periférico: dependência, superexploração da força de trabalho e política de desenvolvimento. Revista de Economia Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 247-272, maio/ago. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rec/a/R3DpCGtLmtpBvjDx63vPD6f/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 ago. 2025.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE DIRIGENTES LOJISTAS. 47% dos jovens da Geração Z não realizam o controle das finanças, aponta pesquisa CNDL/SPC Brasil. Políticas Públicas 4.0, Brasília, 6 maio 2019. Disponível em: https://cndl.org.br/politicaspublicas/47-dos-jovens-da-geracao-z-nao-realizam-o-controle-das-financas-aponta-pesquisa-cndl-spc-brasil/. Acesso em: 5 maio 2025.

COMPRA parcelada é dívida? Revista Consumidor moderno, São Paulo, 7 mar. 2016. Comportamento. Disponível em: https://consumidormoderno.com.br/compra-parcelada-e-divida/. Acesso em: 28 ago. 2025.

COSTA, Fernando Nogueira da. Bancos e Crédito no Brasil: 1945-2007. Revista História e Economia, v. 4, n. 2, p. 249-276, 2. sem. 2008. Disponível em: https://www.historiaeeconomia.pt/index.php/he/article/view/39/30. Acesso em 25 ago. 2025.

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil: teoria geral das obrigações. 22. ed. São Paulo: Saraiva, 2007. v. 2.

GOBETTI, Sérgio Wullf. Concentração de renda no topo: novas revelações pelos dados do IRPF. Observatório de política fiscal, [s.l.], 16 jan. 2024. Disponível em: https://observatorio-politica-fiscal.ibre.fgv.br/politica-economica/pesquisa-academica/concentracao-de-renda-no-topo-novas-revelacoes-pelos-dados-do. Acesso em: 25 ago. 2025.

HAUG, Wolfgang Fritz. Crítica da estética da mercadoria. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 1997.

JORDÃO, Matheus Hoffmann. A mudança de comportamento das gerações X, Y, Z e Alfa e suas implicações. São Carlos: USP, 2016. Disponível em: https://elibrary.tips/edoc/a-mudana-de-comportamento-das-geraoes-xyz-e-alfa-e-suas-implicaoes.html. Acesso em: 27 ago. 2025.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

LUIZ, Lindomar Teixeira. A ideologia do consumismo. Colloquium Humanarum, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 39-44, 2005. ISSN: 18098207. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/204. Acesso em: 29 ago. 2025.

LUSCH, Robert F.; VARGO, Stephen L. (Orgs.). The service-dominant logic of marketing: dialog, debate, and directions. Armonk, NY: M.E. Sharpe, 2006.

MARQUES, Cláudia Lima; MIRAGEM, Bruno Rubens Barbosa. O novo direito privado e a proteção dos vulneráveis. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012.

MARQUES, Claudia Lima; LIMA, Clarissa Costa; BERTONCELLO, Káren. Prevenção e tratamento do superendividamento. Brasília, DF: Departamento de proteção e defesa do consumidor, 2010. (Caderno de investigações científicas, v. 1). Disponível em: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/seus-

direitos/consumidor/defesadoconsumidor/Biblioteca/manuaisupload/vol_1_prevencao_e_tratamento_do_superendividamento.pdf. Acesso em: 27 ago. 2025.

MARX, Karl. Cadernos de Paris e Manuscritos econômico-filosóficos de 1844. Tradução: José Paulo Netto e Maria Antónia Pacheco; Revisão técnica: Sérgio Lessa. São Paulo: Expressão popular, 2015.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. Organização e introdução: Osvaldo Coggiola. Tradução: Álvaro Pina, Ivana Jinkings. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro 1: o processo de produção do capital. Tradução: Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da filosofia alemã mais recente na pessoa dos seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. Tradução: Conceição Jardim, Eduardo Lúcio Nogueira. Lisboa: São Paulo: Editorial Presença; Livraria Martins Fontes, 1974. (Coleção síntese).

MEIRELES, Leandro. Consumidor Moderno. Geração Z consome mais e tem mais dívida no cartão de crédito que os Millennials. Revista Consumidor moderno, São Paulo, 17 fev. 2020. Comportamento. Disponível em: https://consumidormoderno.com.br/geracao-z-consome-mais-millennials/. Acesso em: 25 ago. 2025.

MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2006.

MIRANDA, Aline Fátima Lima Gomes de. Influência do marketing ostensivo no superendividamento do consumidor. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 24, n. 5704, 12 fev. 2019. Artigo: destaque dos editores. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/70879. Acesso em: 26 ago. 2025.

MOTTA, Alda Britto da. A atualidade do conceito de gerações na pesquisa sobre o envelhecimento. Revista Sociedade e Estado, [s. l.], v. 25, n. 2, maio/ago. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/hfzk9pNbRc69T3JRqbGsVjn/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 ago. 2025.

MOURA, Roldão Alves de. Consumo ou consumismo: uma necessidade humana? Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, São Bernardo do Campo, v. 24, n. 1, p. 1-35, 2018. Disponível em: https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/931. Acesso em: 29 ago. 2025.

NEGREIROS, Teresa. Teoria do contrato: novos paradigmas. 2. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.

NOVAES, Simone. Perfil geracional: um estudo sobre as características das gerações dos Veteranos, Baby Boomers, X, Y, Z e Alfa. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, 7., 2018. Anais [...]. São Paulo: [s.n.], 2018.

OLIVEIRA, Robson José Feitosa de. Fetichismo da mercadoria e subjetividade contemporânea: uma análise psicossocial da crise do potencial de transcendência à realidade imediata no quadro das novas gerações de jovens. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.

PACHUKANIS, Evguiéni B. Teoria geral do direito e marxismo. São Paulo: Boitempo, 2017.

PONCHIO, Mateus Canniatti. The influence of materialism on consumption indebtedness in the context of low income consumers from the city of São Paulo. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) – Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006. Disponível em: https://repositorio.fgv.br/items/0c6087f0-a7da-49a8-b12d-88eb13348212/full. Acesso em: 25 ago. 2025.

PORPINO, Gustavo; PARENTE, Juracy. Antecedentes e consequências da compra impulsiva: um estudo exploratório. In: CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO– CONVIBRA, 2013. Anais [...]. São Paulo: Convibra, 2013. Disponível em: https://convibra.org/congresso/res/uploads/pdf/2013_37_8213.pdf. Acesso em: 5 maio 2025.

ROCHA, Angela da; ROCHA, Everardo. Paradigma interpretativo nos estudos de consumo: retrospectiva, reflexões e uma agenda de pesquisas para o Brasil. Revista de Administração de Empresas, [s.l.], v. 47, n. 1, p. 72, jan./mar. 2007.

SARTORI, Vitor Bartoletti. Apontamentos sobre marxismo e direito: decadência burguesa e manipulação. Revista jurídica Direito & Realidade, Monte Carmelo, MG, v. 1, n. 2, 2011. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/direito-realidade/issue/view/22. Acesso em: 29 ago. 2025.

SERASA. Cartão para menor de idade: cuidados e benefícios. Serasa Crédito, [s.l.], 29 nov. 2023. Blog. Disponível em: https://www.serasa.com.br/credito/blog/cartao-para-menor-idade/. Acesso em: 5 maio 2025.

SERASA. Mapa da inadimplência e negociação de dívidas no Brasil. Serasa limpa nome, [s.l.], jul. 2025. Disponível em: https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/blog/mapa-da-inadimplencia-e-renogociacao-de-dividas-no-brasil/. Acesso em: 25 ago. 2025.

SILVA, Alex Sander da. Fetichismo, alienação e educação como mercadoria. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/268297779_Fetichismo_alienacao_e_educacao_como_mercdoria. Acesso em: 29 abr. 2025.

TOLEDO, Priscilla Bassitt Ferreira; ALBUQUERQUE, Rosa Almeida Freitas; MAGALHÃES, Ávilo Roberto de. O comportamento da geração Z e a influência nas atitudes dos professores. In: SIMPÓSIO DE EXCELENCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 9. Resende, RJ, Artigos [...]. Resende, RJ: Associação Educacional Dom Bosco, 2012. Tema: Gestão, inovação e tecnologia para a sustentabilidade. Disponível em: aedb.br/seget/arquivos/artigos12/38516548.pdf. Acesso em: 29 abr. 2025.

VEIGA NETO, Alípio Ramos et al. Fatores que influenciam os consumidores da geração Z na compra de produtos eletrônicos. Race: revista de administração, contabilidade e economia, [s.l.], v. 14, n. 1, p. 287-312, 2015. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4935. Acesso em: 28 ago. 2025.

ZUCKERMAN, Marvin. KUHLMAN, D. Michael. Personality and risk‐taking: common bisocial factors. Journal of personality, [s.l.], v. 68, n. 6, p. 999-1029, 2000. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/12197683_Personality_and_Risk-Taking_Common_Bisocial_Factors. Acesso em: 25 ago. 2025.

Publicado

2025-09-05

Cómo citar

Alves Feitosa, K., Alves de Oliveira, M. E., & Viana Nogueira, N. (2025). A inadimplência na geração Z e o crescente processo de negativação: uma análise crítica à luz de pressupostos marxistas. Direito Em Movimento, 23, 1–26. https://doi.org/10.70622/2238-7110.2025.645

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Loading...