DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
UMA CONSTRUÇÃO ÉTICA E MORAL
Mots-clés :
ética, moral, dignidade da pessoaRésumé
O presente trabalho analisará os valores da ética e da moral frente a Kant e o debate do construtismo moral, debate este que feito em Hans Joás na obra sacralidade da pessoa humana e em Ronald dworking na obra justiça de ouriço. Para tanto, analisar-se-á os valores valores éticos, desde os estudos da filosofia da natureza, e os questionamentos quanto aos mitos religiosos, a busca pelas virtudes dos filósofos gregos, a valoração do sagrado da ética cristã, a ética utilitarista e a busca de maximizar o prazer e minimizar a dor, a ética antropocêntrica moderna e a valoração do homem, a ética do dever e os imperativos categóricos da ética contemporânea e a crise dos valores tradicionais, todas as concepções de ética serviram para a valoração da sociedade atual. Os valores da Moral, provenientes das concepções históricas da genealogia da moral, com o Construtivismo, a análise da natureza e das conquistas de uma vida em sociedade resultaram na valoração não apenas com a causa e efeito dos procedimentos, mas também com os valores éticos e a sua prática na sociedade atual e futuras gerações. Na elaboração da presente estudo foi adotado o método hipotético-dedutivo, pautado em pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos, os quais foram acessados em diversos portais na internet de revistas cientificas e de bibliotecas.
Références
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BENTHAM, Jeremy. Uma introdução aos princípios da moral e da legislação. Tradução de Luiz João Baraúna. São Paulo: Nova Cultural, 1989.
BOSTROM, Nick. A history of transhumanist thought. Journal of Evolution and Technology. Retrieved February, v. 21, 2006
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo, Ática, 2000.
CRAMPE-CASNABET, Michèle. KANT – Uma Revolução Filosófica. Trad. Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994. p. 67.
DWORKIN, Ronald. Justice for hedgehogs. Cambridge, Massachusetts: Belknap Press of Harvard University, 2011.
EPICURO. Carta sobre a felicidade. São Paulo: Editora Unesp, 2002.
HABERMAS, J. The theory of communicative action. Vol 1. Reason and the rationalizalion of society. Boston: Beacon Press, 1984.
JOAS, Hans. A sacralidade da pessoa: nova genealogia dos direitos humanos. São Paulo: Editora Unesp, 2012. p. 221.
JOLIVET, Régis. MORAL. Tratado de Filosofia IV. Trad. Gerardo Dantas Barretto. Rio de Janeiro: AGIR, 1966.
KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. 5. ed. Trad.: Manuela Pinto e Alexandre Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos costumes. Trad.: Guido Antônio de Almeida. São Paulo: Barcarolla, 2009. p. 103.
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe [tradução Maria Júlia Goldwasser]. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996. Capítulo XVIII.
MILL, John Stuart. Utilitarismo. São Paulo, Martins Fontes, 2000.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
KORTE, Gustavo Iniciação à Ética. São Paulo: Juarez de Oliveira, 1999.
NINO, Carlos Santiago. Ética y Derechos Humanos – Un ensayo de fundamentación. Barcelona: Editorial Ariel, 1989. Capítulo III. Construtivismo Moral.
PAIM, Antonio. Tratado de Ética. Salvador: Humanidades, 2003.
PLATÃO. Apologia de Sócrates. Trad. Manuel de Oliveira Pulquério. Lisboa, Edições 70, 2009.
PLATÃO. A República. Tradução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. 13. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.
REALE, Giovanni. História da Filosofia Antiga. Volume IV: As escolas da Era Imperial. São Paulo: Loyola, 1994
REALE, Giovanni. Sofistas, Sócrates e socráticos menores. Tradução de Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 2009.
RAWLS, John. Uma teoria da justiça. Trad. Jussara Simões. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. Tradução de Lourdes Santos Machado; Introdução e notas de Paulo Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
ROUSSEAU, Jean Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: L&PM, 2008.
SOUSA SANTOS, Boaventura de. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. In: SOUSA SANTOS, Boaventura de (Org). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 429-461
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Direito em Movimento 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).