DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
UMA CONSTRUÇÃO ÉTICA E MORAL
Palabras clave:
ética, moral, dignidade da pessoaResumen
O presente trabalho analisará os valores da ética e da moral frente a Kant e o debate do construtismo moral, debate este que feito em Hans Joás na obra sacralidade da pessoa humana e em Ronald dworking na obra justiça de ouriço. Para tanto, analisar-se-á os valores valores éticos, desde os estudos da filosofia da natureza, e os questionamentos quanto aos mitos religiosos, a busca pelas virtudes dos filósofos gregos, a valoração do sagrado da ética cristã, a ética utilitarista e a busca de maximizar o prazer e minimizar a dor, a ética antropocêntrica moderna e a valoração do homem, a ética do dever e os imperativos categóricos da ética contemporânea e a crise dos valores tradicionais, todas as concepções de ética serviram para a valoração da sociedade atual. Os valores da Moral, provenientes das concepções históricas da genealogia da moral, com o Construtivismo, a análise da natureza e das conquistas de uma vida em sociedade resultaram na valoração não apenas com a causa e efeito dos procedimentos, mas também com os valores éticos e a sua prática na sociedade atual e futuras gerações. Na elaboração da presente estudo foi adotado o método hipotético-dedutivo, pautado em pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos, os quais foram acessados em diversos portais na internet de revistas cientificas e de bibliotecas.
Citas
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BENTHAM, Jeremy. Uma introdução aos princípios da moral e da legislação. Tradução de Luiz João Baraúna. São Paulo: Nova Cultural, 1989.
BOSTROM, Nick. A history of transhumanist thought. Journal of Evolution and Technology. Retrieved February, v. 21, 2006
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo, Ática, 2000.
CRAMPE-CASNABET, Michèle. KANT – Uma Revolução Filosófica. Trad. Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994. p. 67.
DWORKIN, Ronald. Justice for hedgehogs. Cambridge, Massachusetts: Belknap Press of Harvard University, 2011.
EPICURO. Carta sobre a felicidade. São Paulo: Editora Unesp, 2002.
HABERMAS, J. The theory of communicative action. Vol 1. Reason and the rationalizalion of society. Boston: Beacon Press, 1984.
JOAS, Hans. A sacralidade da pessoa: nova genealogia dos direitos humanos. São Paulo: Editora Unesp, 2012. p. 221.
JOLIVET, Régis. MORAL. Tratado de Filosofia IV. Trad. Gerardo Dantas Barretto. Rio de Janeiro: AGIR, 1966.
KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. 5. ed. Trad.: Manuela Pinto e Alexandre Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos costumes. Trad.: Guido Antônio de Almeida. São Paulo: Barcarolla, 2009. p. 103.
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe [tradução Maria Júlia Goldwasser]. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996. Capítulo XVIII.
MILL, John Stuart. Utilitarismo. São Paulo, Martins Fontes, 2000.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
KORTE, Gustavo Iniciação à Ética. São Paulo: Juarez de Oliveira, 1999.
NINO, Carlos Santiago. Ética y Derechos Humanos – Un ensayo de fundamentación. Barcelona: Editorial Ariel, 1989. Capítulo III. Construtivismo Moral.
PAIM, Antonio. Tratado de Ética. Salvador: Humanidades, 2003.
PLATÃO. Apologia de Sócrates. Trad. Manuel de Oliveira Pulquério. Lisboa, Edições 70, 2009.
PLATÃO. A República. Tradução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. 13. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.
REALE, Giovanni. História da Filosofia Antiga. Volume IV: As escolas da Era Imperial. São Paulo: Loyola, 1994
REALE, Giovanni. Sofistas, Sócrates e socráticos menores. Tradução de Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 2009.
RAWLS, John. Uma teoria da justiça. Trad. Jussara Simões. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. Tradução de Lourdes Santos Machado; Introdução e notas de Paulo Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
ROUSSEAU, Jean Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: L&PM, 2008.
SOUSA SANTOS, Boaventura de. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. In: SOUSA SANTOS, Boaventura de (Org). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 429-461
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Direito em Movimento
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
- Autores mantienen los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen permiso y son estimulados a publicar y difundir su trabajo online (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar alteraciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (Véase El Efecto del Acceso Libre).