JARGÕES CORPORATIVOS E A IDENTIDADE DA ORGANIZAÇÃO

JARGÕES CORPORATIVOS E A IDENTIDADE DA ORGANIZAÇÃO

Auteurs

  • Luiz Antonio Gaulia Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC - RIO

Mots-clés :

comunicação, linguagem, marca, jargões, identity, burecocracy, organizational culture

Résumé

O artigo busca apontar caminhos para o entendimento dos códigos organizacionais e dos jargões corporativos que moldam e reforçam comportamentos e práticas de grupos. Sejam estes grupos empresariais ou instituições governamentais, assim como o Poder Judiciário. Os jargões e os comportamentos específicos de grupos são códigos carregados de simbolismo cujos significados só são claros para os seus membros.

Biographie de l'auteur

Luiz Antonio Gaulia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC - RIO

Jornalista e Mestre em Comunicação e Sustentabilidade pela PUC-Rio

Références

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS – O JUDICIÁRIO AO ALCANCE DE TODOS: Noções básicas de Juridiquês – Brasília: AMB 2007;

BARBOSA, Livia – CULTURA E EMPRESAS - RIO DE JANEIRO: JORGE ZAHAR ED. 2002;

BERGER, Peter L. e LUCKMANN, Thomas – A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE: Tratado de sociologia do conhecimento – 30 Ed. PETRÓPOLIS, VOZES 2009;

BROOKS, David – O ANIMAL SOCIAL: A história de como o sucesso acontece – RIO DE JANEIRO: OBJETIVA 2014.

CASTRO, Paulo Rabello de – O MITO DO GOVERNO GRÁTIS: O mal das políticas econômicas ilusórias e as lições de 13 países para o Brasil mudar – RIO DE JANEIRO: EDIÇÕES DE JANEIRO 2014;

MICHELLI, Joseph – A ESTRATÉGIA STARBUCKS: 5 Princípio para transformar sua empresa em uma experiência extraordinária – RIO DE JANEIRO: ELSEVIER 2007;

NEUMEIER, Marty – THE BRAND GAP: O abismo da marca – 2a ed. PORTO ALEGRE: BOOKMAN 2008;

KOTLER, Philip – MARKETING 4.0 – RIO DE JANEIRO: SEXTANTE 2017;

PONDÉ, LUIZ FELIPE – FILOSOFIA PARA CORAJOSOS: PENSE COM A PRÓRPIA CABEÇA – 11A ED. SÃO PAULO: PLANETA, 2016

PRADO, Elisa – GESTÃO DA REPUTAÇÃO: Riscos, crise e imagem corporativa – SÃO PAULO: ABERJE 2017.

Téléchargements

Publiée

2021-01-11

Comment citer

Gaulia, L. A. (2021). JARGÕES CORPORATIVOS E A IDENTIDADE DA ORGANIZAÇÃO. Direito Em Movimento, 16(1), 143–152. Consulté à l’adresse https://ojs.emerj.com.br/index.php/direitoemmovimento/article/view/325

Articles similaires

1 2 3 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.

Loading...