JARGÕES CORPORATIVOS E A IDENTIDADE DA ORGANIZAÇÃO
Palabras clave:
comunicação, linguagem, marca, jargões, identity, burecocracy, organizational cultureResumen
O artigo busca apontar caminhos para o entendimento dos códigos organizacionais e dos jargões corporativos que moldam e reforçam comportamentos e práticas de grupos. Sejam estes grupos empresariais ou instituições governamentais, assim como o Poder Judiciário. Os jargões e os comportamentos específicos de grupos são códigos carregados de simbolismo cujos significados só são claros para os seus membros.
Citas
ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS – O JUDICIÁRIO AO ALCANCE DE TODOS: Noções básicas de Juridiquês – Brasília: AMB 2007;
BARBOSA, Livia – CULTURA E EMPRESAS - RIO DE JANEIRO: JORGE ZAHAR ED. 2002;
BERGER, Peter L. e LUCKMANN, Thomas – A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE: Tratado de sociologia do conhecimento – 30 Ed. PETRÓPOLIS, VOZES 2009;
BROOKS, David – O ANIMAL SOCIAL: A história de como o sucesso acontece – RIO DE JANEIRO: OBJETIVA 2014.
CASTRO, Paulo Rabello de – O MITO DO GOVERNO GRÁTIS: O mal das políticas econômicas ilusórias e as lições de 13 países para o Brasil mudar – RIO DE JANEIRO: EDIÇÕES DE JANEIRO 2014;
MICHELLI, Joseph – A ESTRATÉGIA STARBUCKS: 5 Princípio para transformar sua empresa em uma experiência extraordinária – RIO DE JANEIRO: ELSEVIER 2007;
NEUMEIER, Marty – THE BRAND GAP: O abismo da marca – 2a ed. PORTO ALEGRE: BOOKMAN 2008;
KOTLER, Philip – MARKETING 4.0 – RIO DE JANEIRO: SEXTANTE 2017;
PONDÉ, LUIZ FELIPE – FILOSOFIA PARA CORAJOSOS: PENSE COM A PRÓRPIA CABEÇA – 11A ED. SÃO PAULO: PLANETA, 2016
PRADO, Elisa – GESTÃO DA REPUTAÇÃO: Riscos, crise e imagem corporativa – SÃO PAULO: ABERJE 2017.
BARBOSA, Livia – CULTURA E EMPRESAS - RIO DE JANEIRO: JORGE ZAHAR ED. 2002;
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PONDÉ, LUIZ FELIPE – FILOSOFIA PARA CORAJOSOS: PENSE COM A PRÓRPIA CABEÇA – 11A ED. SÃO PAULO: PLANETA, 2016
PRADO, Elisa – GESTÃO DA REPUTAÇÃO: Riscos, crise e imagem corporativa – SÃO PAULO: ABERJE 2017.
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Publicado
2021-01-11
Cómo citar
Gaulia, L. A. (2021). JARGÕES CORPORATIVOS E A IDENTIDADE DA ORGANIZAÇÃO. Direito Em Movimento, 16(1), 143–152. Recuperado a partir de https://ojs.emerj.com.br/index.php/direitoemmovimento/article/view/325
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