A INTERLOCUÇÃO ENTRE ÁREAS DE SABER E O FORTALECIMENTO DE AÇÕES DE DEFESA DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A INTERLOCUÇÃO ENTRE ÁREAS DE SABER E O FORTALECIMENTO DE AÇÕES DE DEFESA DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Authors

  • Helton Rangel Coutinho junior Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro - TJRJ

Keywords:

sociabities, teenagers, child and adolescent protection law, schoolings, motorcycle taxi drivers, musicla rhythms

Abstract

The work aimed to point out the so called sociabilities experienced by young people in conflict with the law. Schooling, traffic accidents suffered by young people as motorcycle taxi drivers and the effects of musical rhythms in places of residence, such as the funk, all have influence in the formation of teenagers and should be taken into account in their behavior when they commit punishable acts. The consolidation of specific public policies must also consider these broad rank of sociabilities in order to favor youngsters with new choices and paths.

Author Biography

Helton Rangel Coutinho junior, Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro - TJRJ

Servidor público. Mestre em Serviço Social na linha de pesquisa “Questões socioambientais, urbanas e formas de resistência social”.

References

BRASIL. Estatuto da Criança e Adolescente. Brasília, 1990.
. Código Penal Brasileiro: decreto 2848. Rio de Janeiro, 1940.
. Consolidação das Leis do Trabalho: Decreto-lei 5452. Brasília, 1943.
. Lei das Contravenções Penais: decreto 3688. Rio de Janeiro, 1941.
. Lei Orgânica da Assistência Social: lei 8.742. Brasília, 1993.
. Lei 13.813. Brasília, 2019.
. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase): lei 12.594. Brasília, 2012.
. Sistema Único da Assistência Social: lei 12.435. Brasília, 2011.
ECKET, Cornelia. Cidade e política: nas trilhas de uma antropologia da e na cidade no Brasil. In: MARTINS, C. B. E DUARTE, L. F. D. Horizontes das ciências sociais no Brasil- Antropologia. São Paulo: ANPOCS, 2010.
FACINA, A. “Eu só quero é ser feliz”: quem é a juventude funkeira no Rio de Janeiro? Revista EPOS. Vol. 1 n. 2. Out. 2010.
LOPES, Adriana L. Funk-se quem quiser: no batidão negro da cidade carioca. Tese Curso de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. 2010.
MANFRE, Ademir H. O mal-estar docente e os limites da experiência no tempo presente: uma leitura frankfurtiana. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-graduação em educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – PPGE/FCT/UNESP/PP/SP, Presidente Prudente: 2014.
NOVAES, Regina. Juventude e sociedade: jogos de espelhos sentimentos, percepções e demandas por direitos e políticas públicas. Revista Sociologia Especial, Ciência e Vida. Ed. SP, 2007.
PEDROSO et al (2015) Transportes e Metrópoles: aspectos da integração em regiões metropolitanas .Publicações - TDs (todos os anos)/2015. Disponível em:http://www.ipea.gov.br/portal/index.php
RIBEIRO, Luiz César de Queiroz; KATZMAN, Ruben (orgs). A cidade contra a escola?: segregação urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da América Latina. Rio de Janeiro, Letra Capital: FAPERJ; Montevidéu, Uruguai: IPPES, 2008.
ROCHA, Ana Luiza C da; ECKET, Cornelia. Premissas para o estudo da memória coletiva no mundo urbano contemporâneo sob a ótica dos itinerários de grupos urbanos e suas formas de sociabilidade. Revista Margem Tecnologia, Cultura. Faculdade de Ciências Sociais – PUC – SP, EDUC- FAPESP. Numero 8. 1998. P. 243 à 259.
ROCHA, Lia M. "Representações e autorrepresentações: notas sobre a juventude carioca moradora de favelas e os projetos sociais de audiovisual. In: SANTOS, Ângela Moulin S.Penalva, MARAFON, Glaucio José e SANT'ANNA, Maria Josefina (org.). Rio de Janeiro:Um território em mutação. Rio de Janeiro: Gramma/FAPERJ, 2012.
SILVA, Luciane da S. (2009) Funk para além da festa: um estudo sobre disputas simbólicas e práticas culturais na cidade do Rio de Janeiro. Mmio. Pp. 13- 51.
TAILANDIA. Declaração Mundial sobre Educação para Todos (Conferência de Jomtien – 1990): plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Aprovada pela Conferência Mundial sobre Educação para Todos Jomtien, Tailândia – 5 a 9 de março de 1990.

Published

2019-04-02

How to Cite

Coutinho junior, H. R. (2019). A INTERLOCUÇÃO ENTRE ÁREAS DE SABER E O FORTALECIMENTO DE AÇÕES DE DEFESA DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Direito Em Movimento, 17(2), 52–76. Retrieved from https://ojs.emerj.com.br/index.php/direitoemmovimento/article/view/153

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.

Loading...