JARGÕES CORPORATIVOS E A IDENTIDADE DA ORGANIZAÇÃO
Palavras-chave:
comunicação, linguagem, marca, jargões, identity, burecocracy, organizational cultureResumo
O artigo busca apontar caminhos para o entendimento dos códigos organizacionais e dos jargões corporativos que moldam e reforçam comportamentos e práticas de grupos. Sejam estes grupos empresariais ou instituições governamentais, assim como o Poder Judiciário. Os jargões e os comportamentos específicos de grupos são códigos carregados de simbolismo cujos significados só são claros para os seus membros.
Referências
ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS – O JUDICIÁRIO AO ALCANCE DE TODOS: Noções básicas de Juridiquês – Brasília: AMB 2007;
BARBOSA, Livia – CULTURA E EMPRESAS - RIO DE JANEIRO: JORGE ZAHAR ED. 2002;
BERGER, Peter L. e LUCKMANN, Thomas – A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE: Tratado de sociologia do conhecimento – 30 Ed. PETRÓPOLIS, VOZES 2009;
BROOKS, David – O ANIMAL SOCIAL: A história de como o sucesso acontece – RIO DE JANEIRO: OBJETIVA 2014.
CASTRO, Paulo Rabello de – O MITO DO GOVERNO GRÁTIS: O mal das políticas econômicas ilusórias e as lições de 13 países para o Brasil mudar – RIO DE JANEIRO: EDIÇÕES DE JANEIRO 2014;
MICHELLI, Joseph – A ESTRATÉGIA STARBUCKS: 5 Princípio para transformar sua empresa em uma experiência extraordinária – RIO DE JANEIRO: ELSEVIER 2007;
NEUMEIER, Marty – THE BRAND GAP: O abismo da marca – 2a ed. PORTO ALEGRE: BOOKMAN 2008;
KOTLER, Philip – MARKETING 4.0 – RIO DE JANEIRO: SEXTANTE 2017;
PONDÉ, LUIZ FELIPE – FILOSOFIA PARA CORAJOSOS: PENSE COM A PRÓRPIA CABEÇA – 11A ED. SÃO PAULO: PLANETA, 2016
PRADO, Elisa – GESTÃO DA REPUTAÇÃO: Riscos, crise e imagem corporativa – SÃO PAULO: ABERJE 2017.
BARBOSA, Livia – CULTURA E EMPRESAS - RIO DE JANEIRO: JORGE ZAHAR ED. 2002;
BERGER, Peter L. e LUCKMANN, Thomas – A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE: Tratado de sociologia do conhecimento – 30 Ed. PETRÓPOLIS, VOZES 2009;
BROOKS, David – O ANIMAL SOCIAL: A história de como o sucesso acontece – RIO DE JANEIRO: OBJETIVA 2014.
CASTRO, Paulo Rabello de – O MITO DO GOVERNO GRÁTIS: O mal das políticas econômicas ilusórias e as lições de 13 países para o Brasil mudar – RIO DE JANEIRO: EDIÇÕES DE JANEIRO 2014;
MICHELLI, Joseph – A ESTRATÉGIA STARBUCKS: 5 Princípio para transformar sua empresa em uma experiência extraordinária – RIO DE JANEIRO: ELSEVIER 2007;
NEUMEIER, Marty – THE BRAND GAP: O abismo da marca – 2a ed. PORTO ALEGRE: BOOKMAN 2008;
KOTLER, Philip – MARKETING 4.0 – RIO DE JANEIRO: SEXTANTE 2017;
PONDÉ, LUIZ FELIPE – FILOSOFIA PARA CORAJOSOS: PENSE COM A PRÓRPIA CABEÇA – 11A ED. SÃO PAULO: PLANETA, 2016
PRADO, Elisa – GESTÃO DA REPUTAÇÃO: Riscos, crise e imagem corporativa – SÃO PAULO: ABERJE 2017.
Downloads
Publicado
11.01.2021
Como Citar
Gaulia, L. A. (2021). JARGÕES CORPORATIVOS E A IDENTIDADE DA ORGANIZAÇÃO. Direito Em Movimento, 16(1), 143–152. Recuperado de https://ojs.emerj.com.br/index.php/direitoemmovimento/article/view/325
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).