A INTERLOCUÇÃO ENTRE ÁREAS DE SABER E O FORTALECIMENTO DE AÇÕES DE DEFESA DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A INTERLOCUÇÃO ENTRE ÁREAS DE SABER E O FORTALECIMENTO DE AÇÕES DE DEFESA DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

  • Helton Rangel Coutinho junior Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro - TJRJ

Palavras-chave:

sociabilidades, adolescentes, estatuto da criança e do adolescente, escolaridade, mototaxi, funk

Resumo

O trabalho visou a apontar as sociabilidades vivenciadas por jovens em conflito com a lei. Desta feita, a escolaridade, os acidentes de trânsito sofridos pelos jovens enquanto condutores de automotores e aspectos relacionados aos efeitos de ritmos musicais como o funk são apresentados como miríades que podem influir na formação dos adolescentes. A consolidação de políticas públicas próprias deve igualmente considerar essas amplas sociabilidades de modo a possibilitar novas escolhas e caminhos.

Biografia do Autor

Helton Rangel Coutinho junior, Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro - TJRJ

Servidor público. Mestre em Serviço Social na linha de pesquisa “Questões socioambientais, urbanas e formas de resistência social”.

Referências

BRASIL. Estatuto da Criança e Adolescente. Brasília, 1990.
. Código Penal Brasileiro: decreto 2848. Rio de Janeiro, 1940.
. Consolidação das Leis do Trabalho: Decreto-lei 5452. Brasília, 1943.
. Lei das Contravenções Penais: decreto 3688. Rio de Janeiro, 1941.
. Lei Orgânica da Assistência Social: lei 8.742. Brasília, 1993.
. Lei 13.813. Brasília, 2019.
. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase): lei 12.594. Brasília, 2012.
. Sistema Único da Assistência Social: lei 12.435. Brasília, 2011.
ECKET, Cornelia. Cidade e política: nas trilhas de uma antropologia da e na cidade no Brasil. In: MARTINS, C. B. E DUARTE, L. F. D. Horizontes das ciências sociais no Brasil- Antropologia. São Paulo: ANPOCS, 2010.
FACINA, A. “Eu só quero é ser feliz”: quem é a juventude funkeira no Rio de Janeiro? Revista EPOS. Vol. 1 n. 2. Out. 2010.
LOPES, Adriana L. Funk-se quem quiser: no batidão negro da cidade carioca. Tese Curso de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. 2010.
MANFRE, Ademir H. O mal-estar docente e os limites da experiência no tempo presente: uma leitura frankfurtiana. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-graduação em educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – PPGE/FCT/UNESP/PP/SP, Presidente Prudente: 2014.
NOVAES, Regina. Juventude e sociedade: jogos de espelhos sentimentos, percepções e demandas por direitos e políticas públicas. Revista Sociologia Especial, Ciência e Vida. Ed. SP, 2007.
PEDROSO et al (2015) Transportes e Metrópoles: aspectos da integração em regiões metropolitanas .Publicações - TDs (todos os anos)/2015. Disponível em:http://www.ipea.gov.br/portal/index.php
RIBEIRO, Luiz César de Queiroz; KATZMAN, Ruben (orgs). A cidade contra a escola?: segregação urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da América Latina. Rio de Janeiro, Letra Capital: FAPERJ; Montevidéu, Uruguai: IPPES, 2008.
ROCHA, Ana Luiza C da; ECKET, Cornelia. Premissas para o estudo da memória coletiva no mundo urbano contemporâneo sob a ótica dos itinerários de grupos urbanos e suas formas de sociabilidade. Revista Margem Tecnologia, Cultura. Faculdade de Ciências Sociais – PUC – SP, EDUC- FAPESP. Numero 8. 1998. P. 243 à 259.
ROCHA, Lia M. "Representações e autorrepresentações: notas sobre a juventude carioca moradora de favelas e os projetos sociais de audiovisual. In: SANTOS, Ângela Moulin S.Penalva, MARAFON, Glaucio José e SANT'ANNA, Maria Josefina (org.). Rio de Janeiro:Um território em mutação. Rio de Janeiro: Gramma/FAPERJ, 2012.
SILVA, Luciane da S. (2009) Funk para além da festa: um estudo sobre disputas simbólicas e práticas culturais na cidade do Rio de Janeiro. Mmio. Pp. 13- 51.
TAILANDIA. Declaração Mundial sobre Educação para Todos (Conferência de Jomtien – 1990): plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Aprovada pela Conferência Mundial sobre Educação para Todos Jomtien, Tailândia – 5 a 9 de março de 1990.

Arquivos adicionais

Publicado

02.04.2019

Como Citar

Coutinho junior, H. R. (2019). A INTERLOCUÇÃO ENTRE ÁREAS DE SABER E O FORTALECIMENTO DE AÇÕES DE DEFESA DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Direito Em Movimento, 17(2), 52–76. Recuperado de https://ojs.emerj.com.br/index.php/direitoemmovimento/article/view/153

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Loading...