O JURISDICIONADO COMO CONSUMIDOR DOS SERVIÇOS JUDICIÁRIOS: PERSPECTIVAS E PROPOSTAS DE APRIMORAMENTO DO ATENDIMENTO AO CIDADÃO

O JURISDICIONADO COMO CONSUMIDOR DOS SERVIÇOS JUDICIÁRIOS

PERSPECTIVAS E PROPOSTAS DE APRIMORAMENTO DO ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Autores

  • Rafael Calmon Rangel Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Palavras-chave:

serviços judiciários, melhoria, inovação, técnicas, custo zero

Resumo

O ensaio aborda a relação travada entre Jurisdicionado x Poder Judiciário sob a perspectiva do primeiro, enxergando-o como cliente/consumidor dos serviços prestados pelo segundo. Com o emprego de metodologia qualitativa, foram levantados dados coletados por organizações públicas e privadas, permitindo a identificação de zonas de insatisfação da coletividade com os serviços judiciários. Partindo do pressuposto de que o Processo Eletrônico não pode ser considerado uma realidade em boa parte do país, e que a implementação de tecnologia, automação e modernização administrativa depende de uma série de fatores e envolve altos custos, o texto recorre à inovação e à criatividade para propor a aplicação de técnicas e práticas simples e gratuitas, que podem se revelar eficientes para otimização dessas atividades, a custo aproximado do zero.

Biografia do Autor

Rafael Calmon Rangel, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Juiz de Direito. Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Publicado

08.04.2019

Como Citar

Rangel, R. C. (2019). O JURISDICIONADO COMO CONSUMIDOR DOS SERVIÇOS JUDICIÁRIOS: PERSPECTIVAS E PROPOSTAS DE APRIMORAMENTO DO ATENDIMENTO AO CIDADÃO. Direito Em Movimento, 17(2), 77–107. Recuperado de https://ojs.emerj.com.br/index.php/direitoemmovimento/article/view/157

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