FEMINICÍDIO
CONDIÇÕES DE VULNERABILIDADE DA MULHER QUE FACILITAM A PRÁTICA DO DELITO
Palavras-chave:
FEMINICÍDIO, VULNERABILIDADE, EFICÁCIAResumo
O presente trabalho tem como objetivo central apresentar as discussões referentes à condição de vulnerabilidade da vítima que facilitam a prática do delito, realizando uma análise acerca do poder punitivo do Estado frente a repressão contra a violência de gênero. Para tanto, aborda a falta de assistência do Estado para proteger a mulher, causando banalização e práticas repetitivas gerando inimputabilidade do agressor tendo como consequência o feminicídio. Conforme será demonstrado, o feminicídio, ou seja, a morte de uma mulher em razão do seu gênero, o qual passou a ser um tema mais profundo de debate a partir do ano de 2015, quando promulgada a Lei n.º 13.104 que incluiu a prática como nova qualificadora do crime de homicídio. A inovação legislativa, muito embora represente um avanço na luta pela proteção da mulher, ainda necessita de melhoria e reflexão sobre a eficácia da criminalização do feminicídio como medida de combate à violência de gênero contra a mulher.
Referências
CUNHA, Rogério Sanches. Violência doméstica (Lei Maria da Penha): Lei 11.340/2006. Comentada artigo por artigo. Rogério Sanches Cunha, Ronaldo Batista Pinto. – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007.
CUNHA, Rogério Sanches. Violência doméstica (Lei Maria da Penha): Lei 11.340/2006. Comentada artigo por artigo. Rogério Sanches Cunha, Ronaldo Batista Pinto. – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011.
MELLO, Adriana Ramos de. Feminicídio: uma análise sociojurídica da violência contra a mulher no Brasil – 2ªed – Rio de Janeiro: LMJ Mundo Jurídico, 2017.
NUCCI, Guilherme de Souza. Curso de Direito Penal: parte especial – arts. 121 a 212 do Código Penal – Rio de Janeiro: Forense, 2017.
TÁVORA, Nestor. Curso de direito processual penal/ Nestor Távora, Rosmar Rodrigues Alencar – 11. ed. rev. ampl. e atual. – Salvador: Ed JusPodivm, 2016.
BANDEIRA, Regiane. Casas Abrigo: o provisório refúgio das vítimas de violência doméstica. 2018. Disponível em: http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/88021-casas-abrigo-o-provisorio-refugio-de-vitimas-da-violencia-domestica - Acesso em 31 de março.
CICLO da violência doméstica. 2012. Disponível em: https://apav.pt/vd/index.php/vd/o-ciclo-da-violencia-domestica- Acesso em 30 de março de 2019
DOSSIÊ mulher. Disponível em: http://www.isp.rj.gov.br/Conteudo.asp?ident=48 - Acesso em 31 de março de 2019.
DOSSIÊ mulher 2018. Sumário Executivo. Ano base 2018 Disponível em: http://www.ispdados.rj.gov.br/SiteIsp/SumarioExecutivoDossieMulher2018.pdf Acesso em 29 de março de 2019.
FORMAS de violência contra a mulher. Disponível em: http://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/lei-maria-da-penha/formas-de-violencia - Acesso em 30 de março de 2019.
MARUIAMA, Alysson. Profissionais da beleza ajudam mulheres a prevenir e combater violência doméstica. G1. Mato Grosso do Sul. 11 de janeiro de 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2019/01/11/profissionais-da-beleza-ajudam-mulheres-a-prevenir-e-combater-violencia-domestica.ghtml - Acesso em 31 de março de 2019
PROGRAMA mãos emPENHAdas contra a violência começa a segunda fase. 2017. Disponível em https://tj-ms.jusbrasil.com.br/noticias/464829601/programa-maos-empenhadas-contra-a-violencia-comeca-a-segunda-fase - Acesso em 31 de março de 2019
PROTOCOLO VIOLETA/LARANJA – FEMINICÍDIO. Disponível em http://www.tjrj.jus.br/documents/10136/3480102/protocolo-violeta-laranja-assi.pdf -Acesso em 01 de abril de 2019
PIUZA, Elza. Proteção às vítimas ainda é insuficiente. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/emdiscussao/edicoes/saneamento-basico/violencia-contra-a-mulher/protecao-as-vitimas-ainda-e-insuficiente - Acesso em 30 de março de 2019.
RONDA Maria da Penha. Disponível em http://www.mulheres.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=36 - Acesso em 1 de abril de 2019
RODRIGUES, Mariane Dantas. A ineficácia da medida protetiva nos casos de violência doméstica. 2018. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/61522/as-medidas-protetivas-de-urgencia-previstas-na-lei-maria-da-penha - Acesso em 31 de março de 2019.
SOARES, Bárbara M. Enfrentando a violência contra mulher. Disponível em: em https://www12.senado.leg.br/institucional/omv/entenda-a-violencia/pdfs/enfrentando-a-violencia-contra-a-mulher-orientacoes-praticas-para-profissionais-e-voluntarios - Acesso em 29 de março de 2019.
BRASIL. Lei nº 11.340/2006, de 07 de agosto de 2006. (Lei Maria da Penha).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).