Apresentação - Seção Especial - Gênero e Injustiças Epistêmicas

Apresentação - Seção Especial - Gênero e Injustiças Epistêmicas

Autores

  • Adriana Ramos de Mello Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ, Brasil

Palavras-chave:

apresentação

Resumo

O presente texto constitui uma apresentação da Seção Especial Gênero e Injustiças Epistêmicas da Revista Direito em Movimento. Elaborada pela Presidente do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro, a apresentação contextualiza a criação da seção, informa sua origem em evento acadêmico promovido pela EMERJ e pela ENFAM e destaca a relevância do tema para o Poder Judiciário e para os estudos de gênero.

Biografia do Autor

Adriana Ramos de Mello, Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ, Brasil

Desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Possui Mestrado em Direito pela Universidade Cândido Mendes (2005), Mestrado em Criminologia pela Universidade de Barcelona, Espanha (2011) e Doutorado em Direito Público e Filosofia Juridicopolítica pela Universidade Autonoma de Barcelona, Espanha (2015), revalidado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-2021). Presidente do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro; Professora e conferencista da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Presidente do Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia NUPEGRE, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora da Pós-Graduação latu sensu Gênero e Direito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em Direitos Humanos, Justiça e Saúde do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (DIHS), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Formadora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. Professora do mestrado em Mestrado em feminismo jurídico. Teoria e Prática feminista do direito da Universidade Autônoma de Barcelona. Integrante do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Direito PPGPD/Enfam- Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. Líder do GEPDI 11 Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Direitos Humanos e acesso à Justiça do Programa de Pós-Graduação Profissional em Direito PPGPD/Enfam- Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.

Referências

Sem referências.

Downloads

Publicado

25.08.2025

Como Citar

de Mello, A. R. (2025). Apresentação - Seção Especial - Gênero e Injustiças Epistêmicas. Direito Em Movimento, 23, 1–2. Recuperado de https://ojs.emerj.com.br/index.php/direitoemmovimento/article/view/671

Edição

Seção

Seção Especial - Gênero e Injustiças Epistêmicas
Loading...