EM TEMPOS DE COVID 19, NEGOCIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO PODEM SER USADOS SEM RESTRIÇÕES!
Schlagworte:
covid-19, isolamento social, efeitos jurídicos, contratos, soluções consensuais, mediação de conflitosAbstract
O artigo se propõe a refletir sobre formas de lidar com as consequências jurídicas do isolamento social como medida de enfrentamento à pandemia de COVID-19 no Brasil. Propõe o estímulo à utilização mais ampla de formas consensuais de solução de conflitos, alternativas ou complementares ao Poder Judiciário. Métodos autocompositivos como a negociação, a mediação e a conciliação, que encontram previsão legal, podem proporcionar soluções adequadas para minimizar os efeitos econômicos da pandemia, sobretudo o seu impacto no campo do direito dos contratos. O diálogo e o entendimento, mais do que a judicialização dos conflitos, é o caminho para minimizar alguns dos efeitos jurídicos do isolamento social sobre a vida dos brasileiros.
Literaturhinweise
AHMAD, Aisha S. Why You Should Ignore All Thar Coronavirus-Inspired Productivity Pressure. The Chronicle Of Higher Education, E.U.A. Whashington D.C., 04 abr. 2020. Disponível em: < https://www.chronicle.com/article/Why-You-Should-Ignore-All-That/248366>. Acesso em 04 abr. 2020.
BRAGA NETO, Adolfo. Mediação de Conflitos: Conceito e Técnicas. In: LORENCINI, Marco Antônio Garcia Lopes; SALLES, Carlos Alberto de; SILVA, Paulo Eduardo Alves da (Coord.). Negociação, Mediação e Arbitragem: Curso básico para programas de graduação em Direito. Rio de Janeiro: Forense, 2012. pp. 103-125.
FILPO, Klever Paulo Leal. Mediação Judicial: discursos e práticas. Mauad X/FAPERJ, 2016. FIORELLI, J. O.; MANGINI, R. C. R. Psicologia Jurídica. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2017.
JUNQUEIRA, L. A. C. Negociação: tecnologia e comportamento. Rio de Janeiro: COP Editora Ltda, 1988.
BORRELL, Josep. The Coronavirus Pandemic and the New World it is Creating. In European External Action Service. Disponível em: < http://eueuropaeeas.fpfis.slb.ec.europa.eu:8084/headquarters/headquarters- homepage/76379/coronavirus-pandemic-and-new-world-it-creating_en>. Acesso em 04 abr. 2020.
MESSA, A. A. Psicologia Jurídica – Vol. 20, São Paulo: Atlas, 2010.
MIRANDA NETTO, Fernando Gama de; SOARES, Irineu. A Capacitação do Mediador judicial e o preparo do mediador comunitário na cidade do Rio de Janeiro. Disponível em: < https://www.academia.edu/24541787/A_capacitacao_do_mediador_judicial_e_o_preparo_do_mediador
_comunitario_na_cidade_do_Rio_de_Janeiro>. Acesso em 19 jun. 2016.
NICÁCIO, Camila Silva. A Mediação Frente à Reconfiguração do Ensino e da Prática do Direito: Desafios e Impasses à Socialização Jurídica. In: BENTES, Hilda Helena Soares; SALLES, Sérgio de Souza. Mediação e Educação em Direitos Humanos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2012.
WARAT, Luis Alberto. Surfando na Pororoca: ofício do Mediador. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).