A instituição da justiça em face das injustiças epistêmicas da violência sexual
DOI:
https://doi.org/10.70622/2238-7110.2025.668Palavras-chave:
injustiça epistémica, justiça epistémica, abuso sexual, AquilinaResumo
O presente artigo questiona a possibilidade de a justiça, entendida como instituição, se transformar ao reconhecer como injustiças estruturais as injustiças epistémicas relacionadas com o abuso sexual. Para isso, analisarei a decisão da juíza Rosemary Aquilina de convidar mais de 150 sobreviventes de abuso sexual para prestar depoimento no julgamento de Larry Nassar. Defendo que este ato de ouvir e acompanhar as sobreviventes durante as audiências reconhece o valor de narrar a experiência do abuso sexual, mostra os danos da injustiça epistémica pelos preconceitos que interferem na credibilidade das vítimas e as estruturas de poder que silenciam os testemunhos. Em um segundo momento, analiso as audiências em que há uma participação coletiva das sobreviventes como um espaço de acompanhamento que as empodera enquanto sujeitos epistêmicos e agentes morais.
Referências
ALCOFF, Linda M. Rape and resistance. Cambridge, UK: Polity, 2018.
ANDERSON, Elizabeth. Epistemic Justice as a Virtue of Social Institutions. Social Epistemology, [s.l.], v. 26, n. 2, p. 163-73, 2012.
BANET-WEISER, Sarah; HIGGINGS, Kathryn Claire. Television and the “honest” woman: mediating the labor of believability. Television & New Media, [s.l.], v. 23, n. 2, p. 127-47, 2021.
BAUMTROG, Michael D.; PEACH, Harmony. They can’t be believed: children, intersectionality, and epistemic injustice. Journal of Global Ethics, [s.l.], v. 15, n. 3, p. 213-32, 2019.
BIERRIA, Alisa. Missing in action: violence, power and discerning agency. Hypatia, [s.l.], v. 29, n.1, p. 129-45, 2014.
BRISON, Susan. Aftermath: violence and the remaking of a self. Princeton; Oxford: Princeton University Press, 2002.
BURKE, Tarana. 2017. #MeToo was started for black and brown women and girls. They’re still being ignored. The Washington Post, 9 Nov. 2017. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/news/post-nation/wp/2017/11/09/the-waitress-who-works-in-the-diner-needs-to-know-that-the-issue-of-sexual-harassment-is-about-her-too. Acesso em: 30 set. 2025.
BURROUGHS, Michael D.; TOLLEFSEN, Deborah. Learning to listen: epistemic injustice and the child. Episteme, [s.l.], v. 13, n.3, p. 359-77, 2016.
CAREL, Havi; GYÖRFFY, Gita. Seen but not heard: children and epistemic injustice. The Lancet, [s.l.], v. 384, p. 1256-1257, Oct. 2014. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(14)61759-1/fulltext. Acesso em: 24 jul. 2025.
CASSEL, Paul. In defense of victim impact statements. Ohio State Journal of Criminal Law, [s.l.], v. 6, n. 611, p. 611-647, 2009.
DENHOLLANDER, Rachel. El precio que pagué por denunciar a Larry Nassar. New York Times, New York, 30 Jan. 2018. Disponível em: https://www.nytimes.com/es/2018/01/30/rachael-denhollander-larry-nassar/. Acesso em: 24 jul. 2025.
DOUGAN, Kyser. Judge, victim from Larry Nassar trial speaks at KU on restorative justice. The University Daily Kansan, 1 Mar. 2019. Disponível em: http://www.kansan.com/news/judge-victim-from-larry-nassar-trial-speaks-at-ku-on/article_4c068666-3c53-11e9-8ecc-73bd47a6f899.html. Acesso em: 24 jul. 2025
DU MONT, Janice; MILLER, Karen-Lee; MYHR, Terri. The Role of “Real rape” and “real victim” stereotypes in the police reporting practices of sexually assaulted women. Violence Against Women, [s.l.], v. 9, n. 4, p. 466-486, abr. 2003.
FELMAN, Shoshana. The Juridical Unconscious: trials and traumas in the twentieth century. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 2003.
GASH, Alison; HARDING, Ryan. #MeToo?: Legal Discourse and Everyday Responses to Sexual Violence. Laws, [s.l.], v. 7, n. 21, 2018. DOI: https://doi.org/10.3390/laws7020021. Disponível em: https://www.mdpi.com/2075-471X/7/2/21. Acesso em: 24 jul. 2025
GIANNINI, Mary Margaret. Equal Rights for Equal Rites?: Victim Allocution, Defendant Allocution, and the Crime Victims’ Rights. Yale Law and Policy Review, [s.l.], v. 26, n. 2, p. 431-84, 2008. Disponível em: https://openyls.law.yale.edu/server/api/core/bitstreams/d8ce1ba2-74e4-4d3f-926f-c5028892d40b/content. Acesso em: 20 jun. 2025.
HERDY, Rachel; CASTELLIANO, Carolina. 2021. Por que precisamos de bons ouvintes?: Henry foi vítima de “injustiça epistêmica”. Consultor jurídico, São Paulo, 30 abr. 2021. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2021-abr-30/limite-penalpor-precisamos-bons-ouvintes-henry-tambem-foi-vitima-injustica. Acesso em: 20 jun. 2025.
JACKSON, Debra L. 2018. “Me too”: epistemic injustice and the struggle for recognition. Feminist Philosophy Quaterly, [s.l.], v. 4, n. 4, 2018. Disponível em: https://ojs.lib.uwo.ca/index.php/fpq/article/view/6231. Acesso em: 30 set. 2025.
LACKEY, Jennifer. False Confessions and Testimonial Injustice. The Journal of Criminal Law and Criminology, [s.l.], v. 110, n. 1, p. 43-68, 2020. Disponível em: https://scholarlycommons.law.northwestern.edu/jclc/vol110/iss1/4/. Acesso em: 23 jul. 2025.
MEDINA, José. The Epistemology of resistance: gender and racial oppression, epistemic injustice, and resistant imaginations. Oxford: Oxford University Press, 2013. Disponível em: The Epistemology of Resistance: Gender and Racial Oppression, Epistemic Injustice, and the Social Imagination | Oxford Academic. Acesso em: 30 set. 2025.
MEDINA, José. Agential Epistemic Injustice and Collective Epistemic Resistance in the Criminal Justice System. Social Epistemology, [s.l.], v. 35, n. 2, p. 185-196, 2021. Disponível em: https://philpapers.org/rec/MEDAEI. Acesso em:15 maio 2025.
MEDINA, José. Injusticia epistémica y activismo epistémico en las protestas sociales feministas. Revista Latinoaméricana de Filosofía Política, [s.l.], v. 10 n. 8, p. 227-250, 2021. Disponível em: https://rlfp.org.ar/revista/index.php/RLFP/article/view/127/63. Acesso em: 20 jun. 2025
POHLHAUS JR., Gaile. Epistemic Agency Under oppression. Philosophical Papers, [s.l.], v. 49, n. 2, p. 233-251, 2020. Disponível em: https://philpapers.org/rec/POHEAU. Acesso em: 10 mar. 2025.
RODRÍGUEZ EVERAERT, Ana Sofía. El tribunal de las mujeres en Oaxaca. Nexos, mar. 2022. Disponível em: https://www.nexos.com.mx/?p=66497&fbclid=IwAR2CPNgtWq5S9C_oxysNF24bu-zJot_4bWZdAGovG9A5ri2Y0UyX7u8_rAE. Acesso em: 15 mar. 2025
ROGERS, Taylor. Resisting Epistemic Oppression. Humana.mente Journal of Philosophical Studies, [s.l.], v. 14, n. 39, p. 175-93, 2021. Disponível em: https://share.google/aLVSSkZ67jvMvzrah. Acesso em: 20 jun. 2025.
SANTIAGO, Cassandra; CRISS, Doug. An activist, a little girl and the heartbreaking origin of “Me too”. CNN, 17 out. 2017. Disponível em: https://edition.cnn.com/2017/10/17/us/me-too-tarana-burke-origin-trnd/index.html. Acesso em: 30 set. 2025.
SEGATO, Rita Laura. Las estructuras elementales de la violencia: ensayos sobre género entre la antropología, el psicoanálisis y los derechos humanos. Buenos Aires: Universidad Nacional de Quilmes, 2003. Disponível em: https://redmovimientos.mx/wp-content/uploads/2020/04/Segato-Rita.-Las-Estructuras-elementales-de-la-violencia-comprimido.pdf. Acesso em: 30 set. 2025.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Miriam Jerade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).












