O forró de Mané Vito
a linguagem do cidadão comum e a linguagem jurídica na defesa dos direitos
Palabras clave:
contexto, direito, interação, língua, semânticaResumen
A linguagem é a ferramenta que possibilita a interação entre os diversos grupos sociais e entre os homens e o mundo que os cerca. Não se fala em interação sem falar em linguagem, uma vez que a linguagem é a interação por excelência. Este artigo busca analisar a linguagem jurídica na obra O forró de Mané Vito, do poeta José de Souza Dantas Filho, popularmente Zedantas, considerando o diálogo entre um sertanejo acusado da prática de um crime e um delegado. Partindo do pressuposto de que a linguagem jurídica é também uma das formas de comunicação específica, o artigo apresenta algumas considerações acerca das interações em contextos da lei e suas implicações linguísticas.
Citas
ALVES, Alaôr Caffé. Dialética e direito: linguagem, sentido e realidade: fundamentos a uma teoria crítica da interpretação do direito. Barueri, SP: Manole, 2010.
ANDRADE, Tadeu Luciano Siqueira. Lendo Zé Dantas numa perspectiva linguístico-histórico-social. Entrelinhas: Revista do Curso de Letras, São Leopoldo, a. 2, n.4, p. 66-69, mar. 2002.
ANDRADE, Tadeu Luciano Siqueira. A vulnerabilidade comunicativa em audiências nas varas de relações de consumo: uma análise à luz da ecolinguística. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2021.
AUSTIN, John Langshaw. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
CALMON DE PASSOS, J. J. Instrumentalidade do processo e devido processo legal. Revista de processo, São Paulo, v. 102, p.63-64, 2001.
CARNAÍBA: vozes da seca e da beleza. Jornal Bandepe, Recife, out. 1989.
COLARES, Virginia. Por que a linguagem interessa ao direito?. In: COLARES, Virgínia (org.). Linguagem e direito. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010.
FERRETTI, Mundicarmo Maria Rocha. Baião dos Dois: a música de Zedantas e Luiz Gonzaga no seu contexto de produção e sua atualização na década de 70. Recife: CEPE, 2007.
GNERRE, Maurício. Linguagem, poder e discriminação. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
GOFFMAN, Erving. Interaction Ritual: Essays on Face-to-Face Behavior. Doubleday, Garden City, N.Y., 1967.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
LUIZ Gonzaga canta seus sucessos com Zedantas. Intérprete: Luiz Gonzaga. São Paulo: RCA: BMG, 1959. 1 CD remasterizado.
MEUS SUCESSOS com Humberto Teixeira. Intérprete: Luiz Gonzaga. São Paulo: RCA Camden,
1LP.
PERNAMBUCO. Assembleia Legislativa. Projeto de Lei Ordinária nº 001301/2020. Adota o compositor José de Souza Dantas Filho (ZÉ DANTAS) como Patrono dos Compositores Pernambucanos da Música Regional Nordestina. Diário Oficial do Estado de Pernambuco. Poder Legislativo. Recife 1º de julho de 2020. Ano XCVII nº 110, p. 16.
RENNÓ, Carlos; CHAGAS, Luiz; BRUNO, J.C. Vozes do Brasil: Luiz Gonzaga. São Paulo: Martin Claret, 1990.
ROBLES, Gregório. O direito como texto: bases para uma teoria comunicacional do direito. Barueri, SP: Manole, 2010.
SPARANO, Magali; GEBARA, Ana Elvira L.; CABRAL, Ana Lúcia T.; CARVALHO,
Helba; CURY, Beth. Gêneros textuais: construindo sentidos e planejando a escrita. São
Paulo: Terracota, 2012.
SILVEIRA, Sonia Bittencourt; ABRITTA, Carolina Scali. Trabalhos de face e os limites da impolidez no discurso jurídico. In: SILVEIRA, Sonia Bittencourt; ABRITTA, Carolina Scali; VIEIRA, Amitza Torres (org.). Linguística aplicada em contextos legais. 1.ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2015. p. 73-120.
WARAT, Luís Alberto. O direito e sua linguagem. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Tadeu Luciano Siqueira Andrade
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
- Autores mantienen los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen permiso y son estimulados a publicar y difundir su trabajo online (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar alteraciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (Véase El Efecto del Acceso Libre).