Seção Especial “Gênero e Injustiças Epistêmicas” é publicada na Revista Direito em Movimento
A Revista Direito em Movimento acaba de lançar a Seção Especial – Gênero e Injustiças Epistêmicas, composta por artigos selecionados a partir do Fórum realizado em 5 de julho de 2024, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura.
O evento foi promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia (NUPEGRE) da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), com o apoio da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), e contou também com a participação da Desembargadora Doutora Cristina Tereza Gaulia, editora-chefe da Revista Direito em Movimento.
A seção reúne reflexões acadêmicas sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no acesso à justiça e sobre as formas de deslegitimação de seus relatos no sistema judicial. O tema das injustiças epistêmicas, desenvolvido por Miranda Fricker e destacado pelo Ministro Rogério Schietti Cruz durante o evento, é abordado sob diferentes perspectivas e contextos jurídicos.
Os artigos publicados discutem violência sexual, obstétrica e simbólica, evidenciando como estereótipos de gênero afetam a credibilidade das mulheres e a efetividade da justiça.
Leggi di più al riguardo di Seção Especial “Gênero e Injustiças Epistêmicas” é publicada na Revista Direito em Movimento












