A PROPOSTA DE JÚRI VIRTUAL E A NECESSIDADE DE GARANTIA DE DIREITOS DOS ACUSADOS

A PROPOSTA DE JÚRI VIRTUAL E A NECESSIDADE DE GARANTIA DE DIREITOS DOS ACUSADOS

Autores

  • Francisco Alves da Cunha Horta Filho Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Júri Virtual, Proposta, Direitos Fundamentais

Resumo

Com o surgimento da COVID-19 tornou-se necessário, para reduzir o risco de contágio da doença entre os agentes do sistema de justiça e dos jurisdicionados em geral, promover a suspensão dos atos judiciais presenciais, dentre os quais, as Sessões Plenárias de julgamento pelo Júri. Com a indefinição quanto à solução da gravíssima crise sanitária, o Conselho Nacional de Justiça passou a discutir uma minuta de Resolução que tem por escopo autorizar os Tribunais de Justiça e os Tribunais Regionais Federais a realizar júris remotos com o auxílio da informática. Enquanto uma entidade de Magistrados se pronunciou favoravelmente a proposta, todas as demais instituições que atuam na administração da justiça se opuseram de forma veemente, na medida em que, segundo elas a inovação provocaria uma série de violações a direitos fundamentais. Neste cenário, o artigo se dedica a investigar alguns elementos que tornam impossível a sua realização sem prejudicar o sigilo dos julgamentos, a legitimidade da prova testemunhal e o exercício da plena defesa.

Biografia do Autor

Francisco Alves da Cunha Horta Filho, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Direito no Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Católica de Petrópolis, na linha de pesquisa Processo e Efetivação da Justiça e dos Direitos Humanos (2021). Defensor Público do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

CUNHA, Rogério Sanches, PINTO, Ronaldo Batista. Tribunal do Júri. Procedimento especial comentado por artigos. 4.ed. Salvador: JusPodivm, 2018.

FIGUEIRA, Luiz Eduardo de Vasconcellos. O Ritual Judiciário do Tribunal do Júri. 2007. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.

FRANCO, Alberto Silva, MARREY, Adriano, STOCCO, Rui. Teoria e Prática do Júri. 7.ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000.

JÚNIOR, Aury Lopes. Direito Processual Penal. 15.ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

GRINOVER, Ada Pellegrini, FERNANDES, Antonio Scarance, FILHO, Antonio Magalhães Gomes. As Nulidades no Processo Penal. 9.ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006

LIMA, Renato Brasileiro de. Manual de Processo Penal. 8.ed. Salvador: JusPodivm, 2020.

NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Júri. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.

RÁO, Vicente. O Direito e a Vida dos Direitos. 6.ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.

SARMENTO, Daniel. Por um Constitucionalismo Inclusivo: História Constitucional, Teoria da Constituição e Direitos Fundamentais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

Downloads

Publicado

04.09.2020

Como Citar

Filho, F. A. da C. H. (2020). A PROPOSTA DE JÚRI VIRTUAL E A NECESSIDADE DE GARANTIA DE DIREITOS DOS ACUSADOS. Revista Da EMERJ, 23(2), 138–171. Recuperado de https://ojs.emerj.com.br/index.php/revistadaemerj/article/view/279

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Loading...