Qualidade e ordem

Qualidade e ordem

Autores/as

  • Mauriti Maranhão Instituto Militar de Engenharia. Brasil

Palabras clave:

qualidade, ordem, brasil

Resumen

Este documento é uma tentativa de evidenciar a analogia entre a luta da natureza para manter a vida a os esforços humanos para criar e manter um mundo melhor.

 Tento estabelecer, tanto em bases intuitivas quanto epistemológica, a relação entre ordem e qualidade. Após fazer uma breve introdução ao tema qualidade, apresento as razões da relação intuitiva e normativa entre ordem e qualidade.  Após tecer considerações técnicas sobre informação, procuro incluir este tema na relação, assim formando a tríade relacional qualidade, ordem e informação.

 Faço uma breve argumentação sobre a natureza do conhecimento, passo por notícia sobre entropia e resumo o improvável milagre da vida no Planeta Terra. Finalizo o conteúdo com considerações sobre redes de informação, apresentando alguns exemplos de boa e de má convivência de algumas dessas redes com ordem e qualidade.

Biografía del autor/a

Mauriti Maranhão, Instituto Militar de Engenharia. Brasil

Mestre em Engenharia Mecânica (EFEI), Engenheiro Mecânico e Industrial (IME), Estatístico (ENCE / IBGE), especializado como Lead Assessor (Batalas – Inglaterra) e em Ensaios Não Destrutivos (SNPE – França). Professor de graduação e pós-graduação, com atuação no CTA, IME, USP, UNESP, CEFET, FGV Direito Rio, UNIFA, ECEME, UFF e outras instituições. Autor da Trilogia da Gestão, composta pelos livros “Governança Organizacional” (10ª edição), “O processo nosso de cada dia”(3a edição e “Os indicadores nossos de cada dia”. Coautor de "A Reforma do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro", “Poder Judiciário: Novos Olhares sobre Gestão e Jurisdição” e “Como Implementar a Gestão em Unidades Judiciárias”.

Citas

ABNT NBR ISO 9000:20015 – Sistemas de gestão da qualidade, Fundamentos e vocabulário;
ABNT NBR ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da qualidade – Requisitos;
HIDALGO, César A– Why Information grows – Basic Books, NY, 1979;
KANT, Immanuel – Crítica da razão prática – Editora Lafonte, 2019;
MARANHÃO, Mauriti – Governança Organizacional – 10ª Edição - Editora Bibliex – 2017;
MARANHÃO, Mauriti – Relações Interpessoais Construtivas – Editora Multifoco – 2ª Edição – 2020.

Publicado

2022-12-01

Cómo citar

Maranhão, M. (2022). Qualidade e ordem. Revista Da EMERJ, 25(1), 198–215. Recuperado a partir de https://ojs.emerj.com.br/index.php/revistadaemerj/article/view/462

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Loading...