CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA CRIADA PELO COVID-19 NAS OBRIGAÇÕES E NOS CONTRATOS – UMA VISÃO PELO ÂNGULO DO DIREITO CIVIL

CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA CRIADA PELO COVID-19 NAS OBRIGAÇÕES E NOS CONTRATOS – UMA VISÃO PELO ÂNGULO DO DIREITO CIVIL

Authors

  • Guilherme Valdetaro Mathias Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO

Keywords:

pandemic, obligations, contracts, impossibility of performance, temporary impossibility, definitive impossibility, bilateral contracts, partial impossibility, allocation of risks, redress for loss of enjoyment or benefit, duty to negotiate, excessive onerousness, requisites, consequences

Abstract

Esse estudo visa a examinar o efeito da pandemia causada pelo COVID 19 nos contratos e nas obrigações. Busca-se demonstrar que a aplicação direta, geral e irrefletida do art. 393 do Código Civil, sem maior exame das peculiaridades de cada negócio jurídico, pode gerar soluções ilegais e injustas.

Sempre com o objetivo de demonstrar a complexidade da matéria e a inviabilidade de saídas simplistas, o estudo cuida da questão em duas partes. Na primeira delas, são examinados os efeitos da pandemia sobre a ótica da teoria impossibilidade, analisando as distinções marcantes entre a impossibilidade temporária e a definitiva e suas consequências; a aplicação da teoria da impossibilidade nos contratos bilaterais e suas peculiaridades; a possibilidade da redução dos negócios jurídicos nos casos de impossibilidade parcial; a necessidade do respeito à alocação dos riscos traçada pelas partes; os cômodos de representação; e, por fim, o dever de negociar. A  segunda parte é dedicada ao exame da aplicação da teoria da onerosidade excessiva em razão da pandemia, examinado seus limites, requisitos e consequências.

Author Biography

Guilherme Valdetaro Mathias, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO

Advogado do escritório Sergio Bermudes Advogados, Mestre em Direito Civil pela UERJ e Professor de Direito Civil da PUC-Rio e da EMERJ.

Published

2020-06-09

How to Cite

Mathias, G. V. (2020). CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA CRIADA PELO COVID-19 NAS OBRIGAÇÕES E NOS CONTRATOS – UMA VISÃO PELO ÂNGULO DO DIREITO CIVIL. Revista Da EMERJ, 22(1), 284–317. Retrieved from https://ojs.emerj.com.br/index.php/revistadaemerj/article/view/235
Loading...